segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

O problema dos Kiwis

No outro dia deparei-me com uma temática interessante. Discutia-se a palavra kiwi, aquele fruto esquesito que segundo alguns tem capacidades milagrosas. Mais especificamente discutia-se como se deve pronunciar a palavra. Se devemos "aportuguesar" e dizer "Quivi" ou manter a maneira mais internacional e falar em "Kiui". Acho toda esta discussão fascinante, não tanto pela troca de argumentos mas porque ainda ninguém se lembrou de ir perguntar ao belo do pássaro a sua humilde opinião (sim porque o nome do fruto advem das parecenças entre os ditos cujos). Isso sim seria inteligente. Provavelmente o pássaro responderia-nos com um Zé António, ou Cremilda no caso de uma pássara.

9 comentários:

  1. Eu falei com um no outro dia e ele disse chamar-se Adérito.

    Mas era a grande a possibilidade de ser um côco e não um kiwi... :\

    ResponderEliminar
  2. o kiwi é um eumetazoário do filo vertebrata. pertence à classe paleognathae, que é a classe das ratites, e pode ser encontrado na oceania. existem 3 espécies de kiwis, sendo um deles o "apteryx mantelli" é protegido na nova zelândia. não é que seja importante para a discussão mas achei que seria bom incutir um pouco de cultura aos autores/leitores deste blog que bem precisam.
    em relação à discução em si, penso que seria bastante vantajoso optar por chamar quivi a um dos seres e quiui ao outro, pois teria muito mais sentido, uma vez que o fruto não se parece com a ave (uma vez que não tem patas nem bico e acho pouco provável que a ave seja verde por dentro).
    e já agora, acho estúpido um fruto ter nome de pessoa e falar!!

    ResponderEliminar
  3. Isso quer dizer que desaprovas o facto de eu ter uma papaia chamada Adalberto...

    ResponderEliminar
  4. tenham lá pena do pobre do Kiwi..

    http://www.youtube.com/watch?v=sdUUx5FdySs

    ResponderEliminar
  5. Deixem os Kiwis voar! Vamos fazer uma petição?

    O Adalberto vai apodrecer? Não há problema, eu depois arranjo uma Eucleristina.

    ResponderEliminar
  6. e isso vai ser uma comei-a? e já agora, só voto para os kiwis voarem quando as maçãs puderem conduzir!

    ResponderEliminar
  7. Não sei o que é uma comei-a, mas a Eucleristina seria um maracujá. Isto tem tudo a ver com natureza, que há de estar morta qualquer dia (algo que tem a ver, mas pouco, com o meu próximo post neste blog).

    ResponderEliminar
  8. papai-a, comei-a... do verbo papar e do verbo comer??? fico à esapera...

    ResponderEliminar